Perguntas Frequentes


  1. Objetivo da Norma:
    • A EN ISO 20471 especifica os requisitos para roupas de alta visibilidade que visualmente sinalizam a presença do usuário. Esses requisitos são aplicáveis a situações em que é necessário garantir que o usuário seja visto em qualquer condição de luz diurna e sob iluminação de faróis no escuro.
  2. Classes de Visibilidade:
    • A norma classifica as roupas em três classes, baseadas na quantidade de material fluorescente e refletivo utilizado:
      • Classe 1: Menor nível de visibilidade. Utilizado em situações de risco menor.
      • Classe 2: Nível intermediário de visibilidade. Adequado para situações de risco moderado.
      • Classe 3: Maior nível de visibilidade. Necessário para ambientes de alto risco.
  3. Materiais Utilizados:
    • Material Fluorescente: Aumenta a visibilidade durante o dia.
    • Material Refletivo: Reflete a luz de volta à fonte, aumentando a visibilidade à noite ou em condições de pouca luz.
  4. Design e Cobertura:
    • A norma especifica como os materiais devem ser distribuídos nas vestimentas para garantir visibilidade de todos os ângulos. Isso inclui a colocação de faixas refletivas.

Importância da EN ISO 20471:

  • Segurança no Trabalho: Garantir que os trabalhadores sejam visíveis reduz o risco de acidentes em locais de trabalho perigosos, como estradas, aeroportos e locais de construção.
  • Conformidade Legal: Muitas vezes, o uso de roupas que respondam a essa norma é uma exigência legal em certos setores.
  • Confiança do Trabalhador: Usar equipamentos que atendem a normas reconhecidas internacionalmente aumenta a confiança dos trabalhadores em sua segurança.

Na página de cada produto pode clicar no botão Medidas & Tamanhos que lhe dará acesso a uma tabela onde pode confirmar através das suas medidas corporais qual o tamanho correspondente da peça.

Norma EN 352-1:2002

Proteção anti-ruído:
Banda de cabeça

Esta parte da norma EN 352-1 diz respeito aos auriculares e estabelece os requisitos em matéria de construção, conceção e desempenho, os métodos de ensaio, as instruções de marcação, assim como as informações destinadas aos utilizadores.
Determina a disponibilização de informações relativas às características de mitigação acústica dos auriculares, medidas em conformidade com a EN 24869-1, e define um nível mínimo de mitigação necessário para determinar a respetiva conformidade com esta especificação.
Esta parte da norma não trata nem dos auriculares destinados a serem fixados num capacete ou que fazem parte de um capacete, nem dos desempenhos dos dispositivos eletrónicos suscetíveis de serem integrados no interior dos auriculares, nem dos auriculares sensíveis à amplitude. Esta norma não trata dos desempenhos dos protetores anti-ruído tendo em conta o ruído impulsional.


A norma EN 397, no que se refere aos «Capacetes de protecção para a indústria», exige que seja marcado o abaixo indicado:
Cada capacete deve levar marcado em relevo ou bem impresso as indicações seguintes:
a) O número da presente norma europeia
b) O nome ou dados de identificação do fabricante
c) O ano e o trimestre de fabricação
d) O tipo de capacete
e) O tamanho ou a tabela de tamanhos
Indicações complementares, como instruções ou recomendações de ajuste, de montagem, de uso, de limpeza, de desinfecção, de manutenção, de revisão e de armazenagem deverão estar especificadas nas instruções de uso

Norma EN 50365

A Norma EN 50365 refere-se a Capacetes electricamente isolantes para utilização em instalações de baixa tensão.